domingo, 15 de maio de 2011

Sobre as bolsas, Capes e CNPQ

 Em primeiro lugar, um absurdo a falta de respeito com os bolsistas. Dizer que foi uma interpretação errada de todas as unidades de ensino superior é uma ofensa ao nosso intelecto. Além disso, as pessoas contavam com esse recurso para seu sustento, mostrando total falta de compromisso com a sociedade brasileira.

É claro que tem um ponto positivo nisso tudo, pois abre-se um espaço para  a reflexão sobre as políticas de incentivo a pesquisa nas universidades e como elas são aplicadas nesses lugares. E são muitos os desdobramentos disso.

Precisamos refletir sobre o processo de distribução das bolsas dentro das universidades, por exemplo.E que isso não seja usado como argumento para cortar ainda mais verbas, mas para aperfeiçoar o processo democrático dentro das universidades de incentivo a pesquisa.   Nem sempre existe uma seleção propriamente dita para as bolsas ou, quando existe, ela não segue caminhos tão transparentes. Isso é facilmente resolvido com a publicação de editais de seleção com regras claras sobre o processo. Isso inibe a criação de feudos e torna mais acessível a pesquisa para outros alunos, já que, infelizmente, verba pública é as vezes distribuída de formas personalistas, criando barreiras enormes para os que não fazem parte dos feudos criados dentro dos muros das univesidades. 

Precisamos pressionr por aumento do número de bolsas e de seu valor.

Precisamos participar do processo decisório em relação aos incentivos à ciência e a alocação de recursos. Aqui cito o que ocorreu no meu curso de mestrado. Como as bolsas eram limitadas, os próprios alunos decidiram quem ia ficar com a bolsa, de acordo com a necessidade de cada um. Nem todos participaram desse processo, mas um grupo grande decidiu discutir o caso e as bolsas chegaram a quem precisava realmente. Ela não pode ser usada para acumular riqueza,  principalmente nesse momento, quando supostamente poderíamos acumular bolsa e ter um emprego.E isso pode ser resolvido internamente, em cada unidade de ensino, desde que algumas diretrizes básicas sejam discutidas nacionalmente.

O abaixo-assinado está aí. Começou com a discussão sobre a necessidade de manter a decisão sobre bolsa e emprego e espero que ele continue para além disso.

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