domingo, 26 de dezembro de 2010

Indicador de qualidade: trânsito.

Estudando para concursos nesse final de ano, analisei com As Amigas alguns indicadores sociais, como o IDH. Hoje, na estrada, voltando do Natal em família, sempre cheio de surpresas, energético e revigorante, fiquei indignada com o comportamento das pessoas no trânisto. Definitivamente, isso é um indicador de qualidade. Claro que não é fácil  medir e tem tantos outros muito mais práticos do que esse, mas que dá para você ter uma noção do caos que você vive, isso dá. É, em parte, um indicador subjetivo.E claro, tem o número de acidentes e mortes, assustadoramente alto nas estradas brasileiras.
Basicamente, para dirigir você precisa de coordenação motora, entender o que cada coisa ali faz, saber as regras de trânsito mas, principalmente, ter EDUCAÇÃO e respeito ao próximo. Ai, ai. E como isso falta!
Regra básica: não ultrapasse pela direita! Tem um murrinha na pista da esquerda?  Paciência, chapa. Pisca o farol, dá uma buzinada de leve e sei lá mais o que. Jamais, JAMAIS, ultrapasse pela direita. Por que? É perigoso, coloca a sua vida e a dos outros em risco. Tirando que você passa por muito mané! Murrinha uma hora sai, espere alguns segundos. Sei, você tem muita pressa, é um ser muito importante, mas não coloque a minha vida em risco. Eu posso estar atrás quando ele decidir ir para a esquerda enquanto você estiver na sua ultrapassagem de alto risco.
Outra regra básica: não adianta ficar cortando todo mundo quando o fluxo está intenso. O fluxo está INTENSO, sacou? Tem muita gente na pista. Aceite que você faz parte dessa muita gente na pista e faça sua parte, fique tranquilo na sua, desacelere um pouco. Você vai contribuir com a fluidez do trânsito. Fique numa pista e vá, firme e forte, um pouco mais devagar, e sempre. Todos agradecem. Quer correr, fazer manobra, ultrapassar em zig zag? Aluga um kart de vez em quando!

E claro, dar seta, avisar o que está fazendo, dar vez, passagem, agradecer. Essas coisas básicas que a gente faz fora do carro e que são necessárias quando você divide o mesmo espaço com outros, sabe?
É como eu sempre digo: comece por você.

Ah, fiquei irada com os pedágios também, mas isso eu deixo para outro dia.


Estrada dá pano para manga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário